Humberto Costa diz que Congresso está pronto para votar MPs do ajuste fiscal
Da Redação e Da Rádio Senado | 06/05/2015, 15h58
O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o Congresso Nacional está pronto para votar as medidas provisórias que tratam do ajuste fiscal. Ele lembrou que houve muitas negociações entre parlamentares, governo e movimentos sociais para que se chegasse a um consenso.
Humberto Costa ressaltou que foi reduzida de 18 meses para 12 meses a carência para o primeiro pedido do seguro-desemprego; reduzido de seis para três meses de vínculo formal de trabalho para pagamento de abono salarial; de 3 anos para um ano o período de registro para que o pescador possa requerer o seguro-defeso; e autorizado o acúmulo desse com outros benefícios; reduzido de 24 meses para 18 meses o prazo mínimo de contribuição para que a pensão por morte seja concedida ao cônjuge.
Humberto Costa também criticou os vereadores de Recife que, há dois dias, impediram que manifestantes assistissem à votação de um projeto que trata do plano urbanístico da região conhecida como Cais José Estelita, Santa Rita e Cabanga.
Segundo o senador, o projeto foi votado a toque de caixa, e a prefeitura e a câmara de vereadores ignoraram os manifestantes que pediam uma discussão mais detalhada da matéria. Humberto Costa disse que a proposta modifica a paisagem urbana de Recife e os recifenses precisam ser ouvidos:
— É preciso ouvi-los e tentar construir juntamente com os empreendedores uma saída negociada. É preciso que a população participe ativamente desse debate e opine ao lado de técnicos de dentro e de fora do poder público para, a partir daí, construir um projeto de lei legítimo, o que não corresponde àquele que foi aprovado e sancionado na segunda passada.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: