Eduardo Amorim defende participação dos empregados no lucro das empresas

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/05/2015, 15h37

O senador Eduardo Amorim  (PSC-SE) defendeu a aprovação de projeto que apresentou para regulamentar o artigo da Constituição que trata da participação dos trabalhadores nos lucros das empresas.

O parlamentar acredita que a medida é importante nesse momento de crise, em que o país necessita da união de Executivo, Legislativo, trabalhadores e empregadores para a adoção de mecanismos de proteção do emprego e reaquecimento da economia.

Eduardo Amorim disse que a participação dos trabalhadores nos lucros e resultados das empresas já é adotada por muitos países, especialmente na Europa, mas nunca prosperou no Brasil, apesar de já estar prevista na Constituição de 1946.

— O processo de participação nos lucros aumenta o esforço do trabalhador, reduz a tensão entre o trabalho e o capital, além de promover uma melhoria no desempenho das empresas. Nosso projeto de lei visa contribuir com as medidas apoiadas por esta Casa para promover e fortalecer as relações de trabalho no país — disse o senador.

Eduardo Amorim também manifestou apoio ao pacto pelo emprego, proposto pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, para que o Executivo e o Legislativo se unam para debater a criação de mecanismos que não lesem nem o trabalhador nem os empresas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)