Vanessa Grazziotin saúda o Dia do Taquígrafo
Da Redação e Da Rádio Senado | 05/05/2015, 16h03
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) saudou o dia do taquígrafo, comemorado no dia 3 de maio, elogiando o trabalho desses profissionais que atuam no Senado e destacando a importância da atividade para as instituições do poder público.
Ela contou que a taquigrafia foi uma das primeiras ocupações a exigir que seus postulantes comprovassem suas habilidades para entrarem no serviço público. Em 1823, quando começava a taquigrafia no Congresso, determinou-se que esses profissionais deveriam prestar concurso público. Apesar de sua antiguidade, a profissão ainda não é regulamentada, observou a senadora.
Segundo Vanessa Grazziotin, engana-se quem pensa que a taquigrafia é uma habilidade em desuso, porque essa atividade se modernizou e já está on-line. Exemplo disso é que o trabalho dos taquígrafos permite que as discussões e votações nas comissões e no Plenário do Senado estejam rapidamente disponíveis para a população pela internet.
— Em minutos, a equipe da Secretaria de Registro e Redação Parlamentar do Senado Federal anota os debates em escrita rápida, transcreve para o português, revisa em duas etapas e publica no portal da Casa. Pelo computador, qualquer brasileiro, do Oiapoque ao Chuí pode acompanhar o processo legislativo através de documentos primorosamente estruturados e de consulta fácil. A taquigrafia hoje é símbolo do compromisso desta casa com a transparência e a democracia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: