Comissão de Mudanças Climáticas elege presidente e relator

Soraya Mendanha | 25/03/2015, 16h18

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) elegeu, nesta quarta-feira (25), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) como presidente e o deputado Sarney Filho (PV-MA) como vice-presidente. O deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) foi designado relator da comissão. As escolhas foram feitas foram resultado de acordo entre os líderes.

Parlamentares presentes na reunião afirmaram que o ano de 2015 exigirá muito da comissão, já que o país passa por uma crise hídrica e energética nas principais metrópoles brasileiras. Além disso, será realizada, em Paris, a conferência de 2015 sobre o clima (COP-21).

Fernando Bezerra Coelho ressaltou a importância de o colegiado se debruçar sobre um plano de trabalho específico, a ser apresentado pelo relator na próxima quarta-feira (1º), para preparar o Brasil para a COP-21 e fazer um diagnóstico dos motivos que levaram o país a vivenciar essas crises.

— Que a gente pudesse movimentar a comissão não só convidando autoridades e especialistas ligados ao setor hídrico, mas que fizéssemos um diagnóstico mais aprofundado do tema — disse.

O presidente da comissão ainda sugeriu que fossem incluídas no cronograma visitas as diversas regiões do país que sofrem com a crise hídrica. A ideia foi compartilhada pelo restante dos parlamentares.

A CMMC foi criada pela Resolução 4/2008 do Congresso Nacional e não tem caráter deliberativo. O objetivo da comissão é acompanhar as ações do governo para combater os impactos ambientais e socioeconômicos das alterações climáticas globais, como as metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa e dos índices de desmatamento da Amazônia.

A CMMC tem ainda a finalidade de monitorar e fiscalizar as ações adotadas pelo Brasil para amenizar os impactos do aquecimento global, bem como as ações de ampliação das fontes renováveis de energia e as medidas de incentivo à ocupação ordenada do solo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: