Wellington Fagundes elogia programa do governo que simplifica abertura de empresas

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/02/2015, 15h22

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) elogiou o programa Bem Mais Simples e o sistema nacional de baixa integrada de empresas, lançados nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff para diminuir a burocracia na abertura e fechamento de pequenas e médias empresas.

Ele explicou que o programa não só reduz a papelada necessária para abertura de negócios, como unifica cadastros, agrupa os serviços públicos para empreendedores em um só lugar e torna mais fácil e rápido o fechamento de empresas.

Wellington Fagundes lembrou que, nessa área, a burocracia no país era tão grande que desestimulava a abertura de negócios. Como exemplo, disse que para abrir uma empresa no Brasil são necessários 20 documentos e 102 dias, enquanto em Portugal são exigidos apenas três documentos e o processo demora somente dois dias e meio.

— Antes, era uma dor de cabeça incrível. Já vimos muitos empresários desanimados com tantos documentos que tinham que reunir para provar que podiam abrir ou fechar seu negócio. Agora, isso está mudando. Com a ajuda da informatização e também com a sensibilidade política, podemos dar esse passo importante no caminho da  desburocratização. Como sabemos, a burocracia é a grande inimiga da nossa nação — afirmou o senador.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)