Comissão de Relações Exteriores emite nota de pesar pelo atentado na França

Da Redação | 07/01/2015, 20h35

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) publicou nesta quarta-feira (7) nota de pesar pelo atentado contra a revista Charlie Hebdo, em Paris, na França. No atentado, 12 pessoas foram mortas a tiros e 11 ficaram feridas. Em nota, o presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) classificou o terrorismo como uma doença cujo combate exige o esforço coordenado dos países e o envolvimento das  lideranças políticas e religiosas.

Na nota, o presidente da CRE também reafirma sua crença na liberdade de expressão e imprensa, que diz considerar um dos pilares mais importantes da democracia. A revista francesa era alvo de fundamentalistas por ter publicado charges do profeta Maomé.

Veja a íntegra da nota:

" A intolerância e o radicalismo mancham mais uma vez de sangue a liberdade de expressão e a democracia. O atentado contra a revista Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos em Paris nesta quarta-feira, precisa ser repudiado pelo mundo todo.

O terrorismo é uma doença hedionda, cujo combate exige o esforço coordenado dos países democráticos e o envolvimento de todas as grandes lideranças políticas e religiosas. Exige também uma reflexão e uma campanha de conscientização cuidadosa para que o islamismo não seja automaticamente confundido com fanatismo e irracionalidade, alimentando um ciclo perigoso de preconceito, ódio e assassinatos.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal manifesta seu voto de pesar e sua solidariedade ao presidente Hollande, ao povo francês e às famílias de todas as vítimas desse ataque bárbaro. Reafirma sua crença na liberdade de expressão e imprensa, um dos pilares mais importantes da democracia. E reitera, acima de tudo, seu repúdio a todas as formas de terrorismo.

Senador Ricardo Ferraço, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE)"

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: