Eduardo Amorim alerta para resultados do Brasil no Pisa

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/12/2014, 15h55

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) chamou a atenção, nesta terça-feira (9), para o resultado do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que mostra o Brasil na trigésima oitava posição entre quarenta e quatro países que avaliaram seus alunos.

O PISA analisa habilidades como leitura, ciências e matemática. E o resultado apontou que apenas 2% dos estudantes brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos.

Eduardo Amorim lembrou que os estudantes, principalmente os que frequentam escolas públicas, enfrentam dificuldades na competição por uma vaga no ensino superior.

— Como conseguir estudar numa escola degradada, destruída, onde muitas e muitas vezes você olha para o teto e você vê ali o teto quase que caindo? — questionou.

Eduardo Amorim também destacou as suspeitas de fraude nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, disse ele, houve a denúncia de que foram loteadas de 20% a 40% das vagas no vestibular de medicina. São quadrilhas especializadas que atuam nesse tipo de crime, lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)