Gurgacz elogia redução do preço da energia em Rondônia

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/11/2014, 19h13

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) elogiou a redução média de 3,78 % nas conta de luz em Rondônia, decidida esta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele acredita, no entanto, que a redução poderia ser maior, já que no Acre a energia ficará 15,9 % mais barata.

— Se Rondônia fornece parte da energia consumida pelos acrianos, por que a redução foi maior no Acre? — questionou.

Gurgacz explicou que essas reduções foram possíveis graças às hidrelétricas construídas em Rondônia. Ele espera que o barateamento da energia ajude a atrair indústrias para o estado.

O senador defendeu a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada por ele que destina aos estados com hidrelétricas parte do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) da energia. Ele lembrou que, atualmente, esse imposto fica apenas com o estado consumidor.

— O estado que tem o impacto ambiental, que produz a energia elétrica, não recebe um centavo da geração de ICMS desta produção e do consumo dessa energia. Então, essa PEC  vem colocar as coisas nos seus devidos lugares. Creio que, no momento em que aprovarmos essa PEC, a redução das tarifas para consumidores de Rondônia poderá ser ainda maior.

Gurgacz também registrou que este sábado (29) será o Dia do Bem, em Rondônia. Haverá doação de alimentos, roupas e brinquedos, além da oferta de serviços de saúde, de estética e de promoção da cidadania, com  a emissão de segunda via de documentos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)