José Pimentel destaca homenagem do Senado ao herói cearense Francisco José do Nascimento

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/11/2014, 16h19

Ao saudar a entrega da Comenda Abdias Nascimento, homenagem que o Senado fez nesta quinta-feira (20) aos que colaboraram para o fim da escravidão no Brasil, o senador José Pimentel (PT-CE) destacou que o herói cearense Francisco José do Nascimento foi um dos homenageados.

O senador lembrou que Francisco José Nascimento ficou conhecido como Dragão do Mar por ter liderado o movimento de jangadeiros que, no século 19, impediu o embarque e desembarque de escravos no litoral cearense.  O movimento forçou o Ceará a decretar, pioneiramente, em 1884, a libertação dos escravos.

José Pimentel afirmou que o dia da consciência negra é uma data importante de reflexão sobre a luta contra a escravidão e as desigualdades no Brasil.

- A data sugere uma reflexão e nos estimula a pensar sobre as desigualdades sociais e raciais, para que possamos apontar as transformações necessárias em direção da igualdade em todos os aspectos. No Brasil, tanto tempo decorreu desde o tempo da escravatura, mas  ainda temos um grande débito com esta imensa parcela da população - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)