Lídice da Mata registra lançamento de campanha mundial de combate à violência contra a mulher

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/11/2014, 18h17

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou, nesta quarta-feira (19), o lançamento da campanha  16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Lídice lembrou que a campanha envolve 159 países e ocorre há mais de vinte anos no Brasil.

Lídice ressaltou que, na última década mais de 43 mil mulheres assassinadas no Brasil, o que situa o país como sétimo no mundo em número de mulheres assassinatos. Em relação aos estupros, Lídice lembrou que são mais de 50 mi casos por ano, segundo o Mapa da Violência 2012 do Instituto Sangari.

A senadora lembrou que a campanha foi lançada para promover o debate sobre o tema e denunciar as várias formas de violência contra a mulher no mundo. Além disso, explicou Lídice, a mobilização busca associar a violência sexista à violação dos direitos humanos e mobilizar a sociedade e Estados para coibir esse tipo de violência.

- No próximo ano, estar aqui novamente, desta feita cobrando que índices sobre a violência contra a mulher possam já ter diminuído em nosso país como resultado das políticas publicas adotadas pelos governos estaduais e pelo governo da presidente Dilma para fazer valer para as brasileiras o fato de termos uma mulher na Presidência da República - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)