Emendas à LDO 2015 dão prioridade à infraestrutura agropecuária

Da Redação | 19/11/2014, 18h18

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quarta-feira (19) emendas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano (LDO 2015). Ao todo foram apresentadas 45 emendas. A comissão deu prioridade a programas de agropecuária sustentável, abastecimento e comercialização; de inovações para a agropecuária; e de desenvolvimento regional, territorial sustentável e economia solidária.

Entre as emendas apresentadas, foi aprovada a do senador Benedito de Lira (PP-AL) que destina recursos à aquisição de máquinas e equipamentos para adequação de infraestrutura produtiva nos estados e municípios de forma a incentivar a produção dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Também foi aprovada emenda do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) que destina recursos a projetos de recuperação de estradas vicinais, correção de solo, construção de pequenos abatedouros de animais, aquisição de máquinas de beneficiamento de produtos agrícolas, mercados públicos e outras obras e ações que atendam aos municípios. O parlamentar também incluiu o associativismo e o cooperativismo rural para organizar as cadeias produtivas.

Ainda foi acolhida a proposta do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) de ampliar os estudos sobre técnicas de monitoramento do uso da terra e desenvolvimento de tecnologias para áreas de conservação em uso, além da implantação de políticas de incentivo à valoração dos serviços ambientais.

Gurgacz também propôs a destinação de mais recursos para ampliar e agilizar as ações de transferência de tecnologia entre a pesquisa e os agentes multiplicadores (em especial de extensão rural).

O relator, senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), ressaltou que todos os senadores foram contemplados de alguma maneira em seu relatório com a incorporação de diversas emendas às essas três propostas.

- Dessa forma presto uma homenagem ao excelente trabalho que prestaram contribuindo para que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária pudesse oferecer à Comissão de Orçamento uma proposta que realmente venha ao encontro dos interesses da agricultura e da pecuária nacionais - disse.

CE aprova emendas à LDO 2015

CMA dá prioridade à coleta seletiva em emendas à LDO 2015

CAE prioriza arranjos produtivos locais na LDO 2015

Comissão de Infraestrutura prioriza aeroportos e rodovias em emendas ao projeto da LDO

CCJ quer prioridade na LDO para fronteiras, segurança e Ministério Público

CDH beneficia grupos sociais vulneráveis em emendas à LDO 2015

CAS aprova emendas à LDO para asegurar assistência a famílias vulneráveis

CDR quer mais obras em 2015 para acabar com crise hídrica

CRE sugere emenda à LDO para equipar Exército com blindados

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)