Antônio Aureliano sugere informações sobre qualidade nas embalagens de café

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/11/2014, 17h50

O senador Antônio Aureliano (PSDB-MG) anunciou a apresentação de projeto de lei que obriga as empresas a divulgar nas embalagens de café informações sobre a qualidade do produto.

Pela proposta, o rótulo deverá informar o percentual de cada espécie de café; os percentuais de grãos pretos, verdes e ardidos utilizados na torra; os percentuais de casca e outros resíduos vegetais; o teor de umidade; e as impurezas existentes no produto.

Antônio Aureliano explicou que, hoje, o café não precisa conter em sua embalagem informações sobre o produto. Diante da importância do produto na vida do brasileiro, que consome em média 5 quilos de café por ano, ele entende que é preciso garantir sua qualidade.

Segundo Aureliano, pesquisa feita pela Embrapa no ano passado encontrou produtos estranhos em 95% das 12 marcas de café analisadas.

- Considero inadmissível essa situação. Foi por este motivo que resolvi apresentar o projeto de lei que torna obrigatória a publicação de informações acerca da qualidade do produto no rótulos das embalagens de café torrado, em grão, moído e solúvel. Peço apoio dos nobres colegas nessa tramitação do projeto para que possamos elevar a qualidade desse produto que já foi um símbolo da nossa economia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)