Paulo Paim alerta para importância da prevenção do câncer de próstata
Da Redação e Da Rádio Senado | 18/11/2014, 15h38
O senador Paulo Paim (PT-RS) fez um alerta aos homens para a necessidade de deixarem o preconceito de lado e darem mais atenção à própria saúde, fazendo a prevenção ao câncer de próstata.
Paim explicou que essa doença, atinge principalmente os homens com mais de 65 anos, é grave e pode ser fatal. O senador informou que o câncer de próstata é o segundo que mais afeta os brasileiros. Pelas previsões do Instituo Nacional do Câncer, a doença deverá causar a morte de mais de 13 mil homens no Brasil:
- Se, por um lado, o câncer de próstata pode ser fatídico, por outro lado, a detecção precoce garante índice de cura bem superior a outros que atingem a nossa população. Assim, não é exagero dizer que, para os que são vítimas desse mal, a diferença entre a vida e a morte está no momento em que é diagnosticado o problema. E esse diagnostico tão decisivo pode ser feito de duas maneiras: pode meio do exame laboratorial ou por intermédio do exame do toque retal - explicou o senador.
Menino Bernardo
Paulo Paim também leu carta enviada à Comissão de Assuntos Sociais pela avó do menino Bernardo, que teria sido assassinado pela madrasta, uma amiga desta e o próprio pai, no interior do Rio Grande do Sul, em um crime que chocou o país .
Na carta, Jussara Uglione conta as tentativas que fez para denunciar à Justiça o abandono em que vivia o neto e diz que Bernardo teria tido uma vida diferente se já estivesse em vigor a lei que trata da guarda compartilhada dos filhos em caso de separação.
Paulo Paim ainda saudou os 27 estudantes que tomaram posse hoje, dentro do Programa Jovem Senador. Selecionados por meio de um concurso nacional de redação, os estudantes terão um "mandato" de três dias e vão atuar como verdadeiros parlamentares. Poderão inclusive apresentar propostas que, se encampadas pelo Senado, podem virar leis.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: