CAE aprova empréstimo de US$ 11,5 milhões para Alagoinhas (BA)

Iara Guimarães Altafin | 18/11/2014, 12h19

Foi aprovada nesta terça-feira (18) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) operação de crédito no valor de US$ 11,5 milhões para o município de Alagoinhas, na Bahia, junto à Corporação Andina de Fomento, com garantia na União.

Os recursos serão usados para melhorar a infraestrutura da cidade, com obras de pavimentação, drenagem pluvial, esgotamento sanitário e urbanização de bairros da periferia. A matéria segue para deliberação do Plenário, com pedido de urgência aprovado na CAE.

Na defesa do empréstimo a Alagoinhas, os senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA) ressaltaram a necessidade de investimentos para melhorar a urbanização do município, que tem 152 mil habitantes e é importante polo industrial do estado.

O pedido de autorização da operação de crédito foi enviado ao Senado por meio da Mensagem 88/2014, da Presidência da República, e contou com o apoio do relator na CAE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO).

No relatório ele explica que o empréstimo solicitado representa metade dos recursos que serão investidos no Programa de Requalificação Urbana, Ambiental e Promoção Social de Alagoinhas, sendo a outra metade a contrapartida municipal. O desembolso do crédito pleiteado será feito em 36 meses, contados a partir da data de assinatura do contrato.

O empréstimo será amortizado em 12 anos, em parcelas semestrais, sendo a primeira a ser paga três anos e meio após a data de assinatura do contrato.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)