Comissão de Inteligência faz segunda tentativa de convocar autoridades
Guilherme Oliveira | 14/11/2014, 16h32
A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) fará reunião na próxima terça-feira (18) para votar três requerimentos. Dois deles convocam autoridades federais para prestar esclarecimentos à comissão sobre suposto convênio entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o governo da Venezuela. A reunião será secreta.
A votação dos requerimentos estava marcada para a última quarta-feira (12). Apesar do quórum regimental ter sido alcançado, uma obstrução do deputado Sibá Machado (PT-AC) impediu que os documentos fossem aprovados e forçou o encerramento da reunião.
De autoria do deputado Domingos Sávio (PSDB-SP), os requerimentos pedem explicações de Wilson Trezza, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e de José Elito Siqueira, ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Eles são instados a prestar informações a respeito de suposto acordo firmado em outubro entre o MST e o ministro do Poder Popular para Comunas e Movimentos Sociais da Venezuela, Elias Jauá, para "fortalecer o que é fundamental em uma revolução socialista". A notícia foi divulgada pela imprensa brasileira no início do mês.
Um terceiro requerimento, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) – que também preside a comissão –, propõe audiência pública para debater os resultados da CPI da Espionagem, de 2013. A CPI foi instalada a partir de denúncias de espionagem americana no Brasil, divulgadas pelo ex-funcionário da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden, e constatou a vulnerabilidade do país diante da espionagem estrangeira.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: