Reforma política é a tarefa mais urgente para o país, diz Luiz Henrique

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/11/2014, 18h22

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) afirmou que somente com a reforma política será possível enfrentar o momento de fragilidade da democracia brasileira.

Ele observou que um dos projetos sugeridos pela comissão do Senado criada para debater o tema estabelece o financiamento exclusivamente público de campanhas eleitorais. Para o senador, enquanto empresas concessionárias do governo para a execução de obras e as grandes empreiteiras continuarem financiando campanhas eleitorais, o Brasil vai continuar sofrendo com casos de corrupção como o do mensalão e o da Petrobras.

O senador ainda sugeriu outras mudanças na legislação político-eleitoral, como o fim da reeleição; propaganda eleitoral ao vivo na televisão, sem a pré-produção dos profissionais de marketing; cláusula de barreira, para impedir a proliferação de partidos sem qualquer conteúdo programático; e fidelidade partidária.

Na avaliação de Luiz Henrique também será benéfico para o país sair da emergência de eleições a cada dois anos.

— Essa é a meta, é o horizonte da política brasileira: a próxima eleição, que vai ocorrer daqui a dois anos. É preciso dar tempo ao país para pensar-se e repensar-se e dar tempo aos governos para atuarem dentro de programas consistentes de médio e longo prazos — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: