Luiz Henrique ressalta estrutura e eficiência da penitenciária de Joinville

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/11/2014, 16h32

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) elogiou, nesta quarta-feira (12), a estrutura da penitenciária de Joinville e ressaltou a eficiência do local na recuperação dos presos.

Luiz Henrique disse que, desde 2005, quando inaugurou a penitenciária na condição de governador de Santa Catarina, apenas 23% dos presos que deixaram o local voltaram a cometer novas infrações. Segundo ele, o índice representa menos de um terço daquele verificado nos outros estabelecimentos penais do país.

O senador ainda destacou, entre outros pontos positivos, a limpeza do local, a qualidade das oficinas e cursos profissionalizantes oferecidos e a pouca pressão e agressividade do ambiente. Segundo ele, quase não se tem notícia de motins, rebeliões ou fugas.

Para Luiz Henrique, a infraestrutura da penitenciária de Joinville deveria ser multiplicada no país a fim de evitar a violência e o comando do narcotráfico dentro dos presídios.

- Há solução para superpopulação carcerária, a transformação da prisão em doutoramento no crime. Há um caminho e esse caminho nós traçamos em Joinville dentro de uma política de continuidade administrativa, que é uma regra que deveria ser seguida por todos - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: