Francisco Dornelles defende autonomia do Banco Central
Da Redação e Da Rádio Senado | 12/11/2014, 19h12
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendeu, nesta quarta-feira (12), a autonomia do Banco Central. Ele afirmou que um banco central menos vinculado a interesses do governo produziria uma regulação financeira de melhor qualidade, com a estabilidade e previsibilidade que faltam no momento.
O senador classificou o debate eleitoral em relação ao tema como superficial e pouco rigoroso do ponto de vista técnico. Para ele, o tema merece melhor avaliação por parte dos dirigentes políticos para que possam se posicionar de maneira informada sobre o assunto frente aos cidadãos.
Dornelles afirmou que em países desenvolvidos como os Estados Unidos a autonomia do Banco Central é uma realidade e explicou que, nesse caso, para cumprir a sua missão de estabilidade de preço, o banco tem independência para definir o conjunto de instrumentos de política monetária que considera adequado e os seus dirigentes cumprem mandatos fixados em lei.
- Visões equivocadas acerca do tema frequentemente constituem cortina para esconder a dificuldade de aceitação de uma premissa básica da democracia contemporânea: a de que o exercício do poder se dá de maneira limitada, e é sobre esse fundamento que se assenta as bases de uma sociedade próspera e desenvolvida - afirmou Dornelles.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: