Ana Amélia manifesta indignação com declarações de coordenador da Conep
Da Redação | 12/11/2014, 18h11
A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou, durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (12), o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Alves de Almeida Venâncio, por ter afirmado que ela estaria trabalhando num projeto para reduzir as competências do órgão, o que poderia prejudicar os pacientes.
A senadora explicou que foi feita uma audiência pública na CAS para discutir a importância de agilizar os procedimentos em registros de pesquisas clínicas de medicamentos. A audiência contou com a presença de representantes da Conep, da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Para a minha surpresa, o coordenador da Conep, na reunião do Conselho Nacional de Saúde, disse que eu, senadora Ana Amélia, estava trabalhando num projeto junto com a Interfarma para reduzir as competências do Conep, redundando na insegurança da saúde dos pacientes – disse a senadora.
Ana Amélia disse que encaminhou uma mensagem a Jorge Venâncio manifestando sua indignação e pedindo uma explicação quanto às declarações, mas não recebeu resposta.
O presidente da CAS, Waldemir Moka (PMDB-MS), pediu aos demais integrantes da comissão um voto de solidariedade à senadora e disse que vai solicitar explicações ao Ministério da Saúde.
- Eu fico muito chocada, muito sensibilizada. Porque em nenhum momento aqui nesta Casa eu trabalhei por um interesse escuso. Os colegas sabem que em nenhum momento eu fugi com a responsabilidade e com a ética – afirmou Ana Amélia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: