Anibal Diniz destaca Enem como caminho democrático para a educação superior

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/11/2014, 19h58

O senador Anibal Diniz (PT-AC) destacou o sucesso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último final de semana, com 8,7 milhões de inscritos, quase 22% a mais que no ano passado. Ele lembrou que o Enem garante aos estudantes acesso a universidades públicas e a programas como o Brasil sem Fronteiras, o Prouni, o Pronatec e o financiamento estudantil (Fies).

Para Anibal Diniz, o exemplo do estudante acriano Francisco Assis de Lima Filho, de 16 anos, que viajou dez horas e dormiu quatro noites numa embarcação no porto da cidade de Cruzeiro do Sul para poder fazer as provas confirma a importância do Enem para jovens e adultos que sonham com mais qualificação e com um futuro melhor.

- O sucesso do Enem é, na realidade, o sucesso do ensino público brasileiro, que é o caminho mais democrático e, por meritocracia, para fazer com que todos tenham acesso a uma universidade pública, gratuita e de boa qualidade. E aqueles que conseguiram boa pontuação, mas não conseguiram vagas nas federais, podem ir para universidades particulares, bancadas pelo governo por meio do Fies.

Anibal Diniz também comemorou a aprovação do projeto da Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012), nesta terça-feira, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A proposta, que pode ser votada no Plenário nesta quarta-feira (12), trata da unificação das regras para instalação de torres, uma reivindicação das empresas de telecomunicações. Segundo o senador, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai editar regulamentação específica tão logo a lei seja sancionada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)