Luiz Henrique defende permanência de tropas no Haiti

marcos-magalhaes | 10/11/2014, 12h32

Por iniciativa do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), deixou de ser aprovada nesta segunda-feira (10), em Montevidéu, proposta de declaração destinada a estudar uma proposta de retirada das forças civis e militares dos países membros do Mercosul do Haiti. A proposta constou da pauta da Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-regionais e de Planejamento Estratégico do Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Durante o debate do tema, Luiz Henrique recordou haver estado no Haiti no ano passado, ocasião em que relatou ter percebido o “quadro dramático” de vida da população local após o terremoto que atingiu o país. Ele ressaltou a falta de infraestrutura básica, como de abastecimento de água e energia. E defendeu a construção, já planejada, de uma pequena central hidrelétrica no país.

Sem ajuda internacional para reconstruir o país, alertou, não se pode “falar em direitos humanos” no Haiti. Por isso, propôs que venha a constar da proposta de declaração, que saiu de pauta para novos estudos, de dispositivo que defende a promoção de investimentos por parte dos países desenvolvidos. Para o senador, a retirada dos soldados que compõem a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) seria prejudicial ao Haiti.

- A presença da Minustah é menos um problema e muito mais uma solução – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: