Senadores homenageiam Lupicínio Rodrigues

Da Redação | 03/11/2014, 11h29

Teve início há pouco no Plenário a homenagem ao centenário de nascimento do cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues. Autor de canções como Felicidade, Nervos de Aço e Se Acaso Você Chegasse, Lupicínio é homenageado em sessão especial requerida por vários senadores. Entre eles, Ana Amélia (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS), conterrâneos do compositor.

Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914. Começou a compor ainda na adolescência e, muito cedo, deixou aflorar seu lado boêmio. Lupi, como era conhecido desde criança, é tido como o criador da dor de cotovelo, expressão que graças a ele passou a designar um estilo de canção que trata das desilusões amorosas, temática central de suas composições.

As músicas, autobiográficas ou inspiradas em histórias de amigos, conquistaram fãs em todo o Brasil, em especial em sua terra natal, que Lupicínio nunca abandonou. Lupicínio Rodrigues morreu em Porto Alegre, em 27 de agosto de 1974, aos 59 anos, com problemas no coração.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: