Ruben Figueiró diz que reforma política é urgente

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/11/2014, 15h44

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) afirmou que a necessidade urgente de uma reforma política é quase um consenso nacional, tanto que entrou na pauta de prioridades da presidente Dilma Roussef. Mas lembrou que a competência para fazer essa reforma é do Congresso Nacional. Ele observou que a presidente, se quisesse, deveria mandar ao Parlamento uma proposta com itens específicos.

Na opinião do parlamentar, a reforma deve incluir questões como: voto distrital puro, cláusula de barreira, limite à reeleição de parlamentares ao máximo de 3 mandatos, voto em trânsito para todos os cargos; e licenciamento dos que desejam se reeleger, inclusive parlamentares.

— Em relação ao convite aos parlamentares para cargos de confiança no Executivo, como secretarias de estado ou ministério, o parlamentar que aceitar deixaria a vaga em aberto, não podendo o suplente tomar posse em seu lugar. Parece radical, mas entendo que só assim alguns representantes da classe política passariam a atuar mais inteiramente em suas funções e não estariam tão focados nas eleições seguintes, desde os primeiros momentos da investidura no cargo — acrescentou o senador.

Sobre o financiamento de campanhas, Ruben Figueiró defendeu o fim das doações de empresas para partidos e candidatos e disse que, na prática, o financiamento público existe, sendo feito por meio dos programas eleitorais gratuitos, dos programas anuais de divulgação das legendas e do fundo partidário.

— Tudo isso já representa elevado custo financeiro para os cofres públicos — advertiu Figueiró.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)