Comissão mista discute Convenção do Clima nesta quinta

Da Redação | 29/10/2014, 13h31

A 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-20), que objetiva a estabilização da concentração de gases de efeito estufa no planeta, é tema de reunião no Congresso nesta quinta-feira (30). Às 10h, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) se reúne, na sala 9 da Ala Alexandre Costa do Senado, para discutir os preparativos do evento previsto para o fim do ano, em Lima, Peru.

Senadores e deputados discutirão o assunto com o subsecretário de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, José Antonio Marcondes de Carvalho. Num encontro prévio da COP-20, há dois meses em Foz do Iguaçu (PR), o subsecretário disse que as negociações sobre mudanças climáticas no âmbito da Organização das Nações Unidas são complexas em razão da grande importância estratégica e econômica que o tema energia adquiriu no mundo de hoje.

— Os países desenvolvidos conseguiram atingir esse patamar porque fizeram a revolução industrial, queimaram e continuam queimando carvão. Nós, por outro lado, temos a obrigação de nos desenvolvermos também. Então, a questão se resume a como limitar as emissões e as partículas que se acumulam na atmosfera, sem que os países em desenvolvimento cometam os mesmos erros dos países desenvolvidos — afirmou o embaixador, de acordo com o publicado pelo site da Itaipu Binacional.

Ainda segundo Carvalho, o teor do próximo documento global sobre mudanças climáticas deverá ter um enfoque diferente do Protocolo de Kyoto. Enquanto este falava em evitar o aquecimento global, o próximo será na linha da adaptação às mudanças, em que se procura trabalhar num cenário de aumento de 1,5 a 2 graus Celsius na temperatura do planeta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)