Marconi Perillo, do PSDB, continuará governando Goiás
Da Redação | 26/10/2014, 18h39
Com 57,5% dos votos válidos, Marconi Perillo (PSDB) obteve o aval dos goianos para continuar governando o estado. Confirmando as pesquisas eleitorais, ele derrotou o adversário Iris Rezende (PMDB), que ficou com 42,5% dos votos válidos. A disputa marcou mais um capítulo da rivalidade histórica entre dois grupos políticos que dominam Goiás há mais de 30 anos.
Marconi Ferreira Perillo Júnior nasceu em Goiânia (GO) em 7 de março de 1963. O governador, que é formado em Direito, concorreu pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás (PSDB, PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PR, PPS, PHS, PMN, PTC, PV, PSDB, PEN, PSD, PT do B e PROS), com José Eliton (PP) como vice.
Casado e pai de dois filhas, foi eleito pela primeira vez em 1990, para o cargo de deputado estadual, pelo PMDB. Em 1994, ganhou a disputa para a Câmara dos Deputados pelo extinto Partido Popular (PP). Assumiu o governo de Goiás pela primeira vez em 1998, já filiado a seu partido atual, o PSDB. Quatro anos depois, foi reeleito.
Em 2006 elegeu-se senador com mais de 75% dos votos válidos e, em 2010, voltou novamente ao Palácio das Esmeraldas. Durantes este mandato, foi acusado de manter relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e chegou a depor na CPI do Senado, quando negou manter relações com o contraventor.
Compromissos
Durante a campanha eleitoral deste ano, Perillo apresentou como propostas de governo a expansão dos serviços de saúde pública e valorização dos profissionais; investimentos na construção, expansão e conservação de rodovias, aeroportos e plataforma logística; construção de moradias populares e regularização fundiária; estímulo ao empreendedorismo e à exportação; e incentivo à economia verde. Além disso, ele prometeu ampliação de investimentos no transporte público; universalização do abastecimento de água tratada e ampliação da rede de esgoto; e valorização dos policiais e investimentos em inteligência, tecnologia, infraestrutura e equipamentos modernos.
Confira todos os números da eleição no site do TSE
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: