Projeto estende área de atuação da Sudene

Da Redação | 16/10/2014, 09h11

Projeto do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) amplia a área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) com o objetivo de desenvolver regiões como a do Caparaó, no sudoeste do Espírito Santo, que registra baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Atualmente, a Sudene atende, além dos estados do Nordeste e de municípios mineiros, 27 municípios da região Norte do Espírito Santo. Segundo Ferraço, apesar de a atuação da superintendência incentivar o desenvolvimento desses municípios, outras localidades fora da área de cobertura acabam ficando prejudicadas.

“Municípios localizados no sul do estado tiveram a sua atratividade relativa diminuída, agravando ainda mais a situação de regiões já bastante deprimidas. Isso ocorre, por exemplo, na já citada Caparaó”, argumenta o senador na justificativa do projeto.

Para resolver o problema, o projeto (PLS 276/2014 — complementar) propõe que o Espírito Santo inteiro faça parte da área de atuação da superintendência, ao lado dos estados nordestinos. Nada mudaria para as cidades mineiras incluídas na área da Sudene.

O projeto tramitará na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). Se aprovado, irá à análise do Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)