Paulo Hartung é eleito governador do Espírito Santo em primeiro turno
Da Redação | 05/10/2014, 20h16
Com 53,44% dos votos válidos, Paulo Hartung (PMDB) é eleito governador do Espírito Santo já no primeiro turno. Com pouco mais de 1 milhão de votos, ele venceu Renato Casagrande (PSB), que conquistou apenas 39,34% dos votos válidos no estado.
Nascido em 1957, na cidade de Guaçuí (ES), Paulo Hartung deu início a sua vida política ainda como estudante, participando no movimento estudantil. Quando era aluno da Universidade Federal do Espírito Santo, onde se graduou em economia, foi eleito o primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes da universidade.
Casado e pai de dois filhos, seu primeiro cargo eletivo foi o de deputado estadual, alcançado em 1982, sendo reeleito quatro anos depois. Chegou ao cargo de deputado federal, em 1990, como o mais votado da capital, Vitória. Dois anos depois, elegeu-se prefeito de Vitória. Em 1998, foi eleito senador da República.
Deixou o Senado em 2002 para assumir o governo do Espírito Santo, tendo sido reeleito com 77,27% dos votos válidos, o maior percentual do Brasil para o cargo.
Pela terceira vez governador, Paulo defendeu na campanha melhorar a remuneração dos profissionais da educação básica e envolver as famílias na educação dos filhos. No que diz respeito à saúde e à segurança, Hartung propõe ampliar parceria com hospitais filantrópicos, expandir a rede hospitalar e modernizar os mecanismos de comunicação, capacitação e integração das polícias. O novo governador ainda considera primordial ampliar a rede rodoviária e lutar pela melhoria da infraestrutura de portos, aeroportos, ferrovias, banda larga e da BR-262, que interliga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: