Fernando Pimentel (PT) é eleito em primeiro turno para o governo de Minas Gerais

Da Redação | 05/10/2014, 20h10

Os eleitores mineiros escolheram, em primeiro turno, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de Dilma Rousseff, Fernando Damata Pimentel, para comandá-los pelos próximos quatro anos. O novo governador conquistou 52,9% dos votos válidos, totalizando 5,3 milhões de votos. Sua eleição encerra anos de domínio do PSDB e partidos aliados no governo do estado. O candidato derrotado foi o ex-ministro das Comunicações de Fernando Henrique Cardoso e ex-deputado federal, Pimenta da Veiga, que obteve 41,4% ,  cerca de 4,2 milhões de votos.

Nascido em Belo Horizonte em 1951, Pimentel atuou no movimento estudantil em resistência ao regime militar. Sua atuação lhe rendeu a prisão, em 1970, no Rio Grande do Sul, onde foi torturado e mantido isolado por nove meses. Voltou a Minas Gerais no ano seguinte, transferido para um presídio destinado a presos políticos em Juiz de Fora.

Em 1973, solto em liberdade condicional, pôde voltar a estudar, ingressando, dois anos depois, na Faculdade de Economia da PUC Minas. Também fez mestrado em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais. No final da década de 70, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Depois de atuar como diretor do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais e conselheiro do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, assumiu, em 1993, a Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Belo Horizonte na gestão de Patrus Ananias. Na gestão seguinte, do prefeito Célio de Castro, passou a comandar a Secretaria de Governo, Planejamento e Coordenação Geral.

Em 2000, é eleito vice-prefeito de BH, no segundo mandato de Célio de Castro. Com o afastamento do prefeito, em 2001, por motivos de saúde, assumiu a gestão municipal. Em 2004, é eleito prefeito de Belo Horizonte, com mais de dois terços dos votos válidos, tendo sido o primeiro prefeito eleito em primeiro turno na capital mineira.

Em 2010, com a eleição de Dilma Rousseff, passou a comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. É pai de dois filhos.

Veja os resultados no site do TSE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições Eleições 2014