Alckmin é reeleito governador de São Paulo no primeiro turno

Da Redação | 05/10/2014, 21h25

Geraldo Alckmin, do PSDB, venceu as eleições para o governo de São Paulo com 57,31% dos votos válidos. Os candidatos Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT) ficaram respectivamente com 21,53% e 18,22% dos votos válidos.

Esta será a quarta vez que Alckmin assume o governo do estado de São Paulo. Ele ocupou o cargo pela primeira vez em 2001, quando o então governador Mario Covas, de quem era vice, morreu. Depois disso, ganhou as eleições em 2002 e 2010.

Alckmin começou a vida política ainda na adolescência, quando se filiou ao MDB. Elegeu-se vereador de Pindamonhangaba, sua cidade natal. O governador de São Paulo também foi prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal e candidato à Presidência da República.

Alckmin renunciou ao cargo de governador de SP em março de 2006, a fim de concorrer à Presidência na eleição do mesmo ano. Acabou indo para o segundo turno, sendo então derrotado pelo presidente Lula. Foi candidato na eleição municipal de São Paulo em 2008, mas perdeu no primeiro turno. Em 2009 ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento do estado de São Paulo, e nas eleições estaduais de 2010 foi eleito governador no primeiro turno, sendo o segundo governador da história a vencer a eleição no primeiro turno — na eleição anterior, José Serra tinha sido o primeiro a conseguir esse feito.

Geraldo Alckmin tem 61 anos, é formado em medicina e é casado com Lu Alckmin desde 1979, com quem tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: