Suplicy apresenta pedido de voto de pesar pela morte de Plínio de Arruda Sampaio

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/07/2014, 19h25

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou nesta segunda-feira (14) requerimento de voto de pesar pela morte do ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio, ocorrido no último dia 8 de julho. O parlamentar morreu aos 83 anos em decorrência de uma pneumonia.

Eduardo Suplicy relembrou a trajetória política de Plínio de Arruda Sampaio, considerado um dos mais respeitados intelectuais da esquerda católica e principais defensores da reforma agrária. O senador lembrou que Plínio foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1962 e relatou o programa de reforma agrária do governo João Goulart. Por isso, foi um dos primeiros brasileiros a terem seus direitos políticos cassados.

O senador lembrou também que, de volta do exílio, Plínio se aproximou do ex-presidente Lula e foi um dos responsáveis pelo primeiro estatuto do Partido dos Trabalhadores. No PT, ficou até 2005, quando se desligou para ingressar no PSOL. Pelo partido, foi candidato à Presidência da República em 2010, quando se tornou um fenômeno nas redes sociais e aproximou os jovens de seus ideais.

- Mesmo em partidos diferentes mantive uma amizade fortíssima com Plínio, considerava-o um irmão, um conselheiro-mor. Conheci-o desde a minha adolescência - disse Suplicy.

O senador convidou a todos para missa em homenagem a Plínio de Arruda Sampaio no próximo sábado, dia 19 de julho, ao meio-dia, na Catedral de São Paulo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: