Eduardo Suplicy registra bons resultados de programas de combate ao 'crack' em SP

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/06/2014, 20h10

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou dois programas de combate ao crack no estado de São Paulo: o Recomeço, do governo do estado ,e o De Braços Abertos, da prefeitura da capital.

O De Braços Abertos, disse o senador, oferece atendimento médico, moradia em hotéis localizados no Bairro da Luz, e pagamento de R$ 15 por dia para cerca de 300 usuários que trabalham quatro horas por dia na limpeza das ruas e na jardinagem.

O custo por pessoa do programa é de R$ 1.086 por mês, disse o senador, acrescentando que, segundo o prefeito Fernando Haddad, apesar de o programa não exigir abstinência, houve redução de 70% do consumo da droga.

Suplicy disse que isso é possível porque, conforme especialistas, oito em cada dez usuários querem largar o vício, bastando para isso incentivo e apoio.

O senador também citou  o programa Recomeço, do governo estadual, informando que há mais de 30 mil pessoas sob tratamento, com média de internação de três meses, sendo a grande maioria de forma voluntária.

Para Suplicy, programas como esses são importantes, pois no estado de São Paulo o crack virou uma praga, com 350 mil a 400 mil usuários, concentrados em 194 cidades, ou seja, um terço dos municípios do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: