João Cabral de Melo Neto é homenageado no 'Encantos de Versos' desta semana
Da Redação | 29/05/2014, 18h24
Conhecido como o “engenheiro da palavra”, o poeta João Cabral de Melo Neto é o grande homenageado desta semana no programa Encantos de Versos. A repórter Marcela Diniz entrevistou a filha de João Cabral, a cineasta e tradutora Inez Cabral de Melo, que falou sobre a vida e a obra do poeta.
Nessa homenagem, o programa traz trechos de Morte e Vida Severina, uma das obras mais famosas de João Cabral, que foi musicada por Chico Buarque em 1966. Além deste auto, João Cabral de Melo Neto é autor do Auto do Frade, que narra a história da prisão e morte de Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo – mais conhecido como Frei Caneca.
Além de projetos deixados pelo poeta, que morreu em 1999, e dos belos trechos de Morte e Vida Severina, o programa explica o significado de “auto” e relembra clássicos musicais sobre o tema da seca e da saga do retirante nordestino: Último Pau de Arara (na voz de Fagner); Canção Nordestina (interpretada por Geraldo Vandré); Ave-Maria dos Retirantes (com Geraldo Mais) e, para encerrar, Asa Branca (sucesso do inesquecível Luiz Gonzaga).
Produzido e apresentado por Marluci Ribeiro, o Encantos de Versos vai ao ar sempre aos sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 16h, horário de Brasília.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: