Eduardo Suplicy canta 'Disparada' em homenagem a Jair Rodrigues

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/05/2014, 18h55

"Prepare seu coração", entoou o senador Eduardo Suplicy PT-SP) em Plenário, "pras coisas que vou contar". Assim, cantando o antigo sucesso Disparada, imortalizado na voz de Jair Rodrigues, ele prestou nesta terça-feira (13) homenagem ao cantor paulista que faleceu há uma semana, vítima de infarto, depois de mais de 50 anos de carreira (Veja o vídeo).

Escrita por Geraldo Vandré e Teo de Barros, Disparada dividiu com A Banda, de Chico Buarque, o primeiro lugar no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966. A vitória ocorreu apenas dois anos depois do golpe militar de 1964 e do lançamento do primeiro disco de Jair, Vou de samba com você. O disco tinha entre suas canções Deixa isso pra lá, que Suplicy considerou uma espécie de precursora do rap.

- A canção fez Jair ser considerado pioneiro do rap no Brasil, com versos mais falados do que cantados. A música, originalmente um samba, ganhou popularidade, também, graças à coreografia feita com as mãos - recordou o senador.

Segundo relato de Suplicy, o cantor se despediu dos palcos e da música na terça-feira (6), durante uma apresentação no Hotel Guanabara, em São Lourenço (MG). Naquela noite, disse o senador, Jair cantou e dançou por mais de uma hora, demonstrando alegria e vitalidade.

- Ele plantou bananeira no palco e fez uma homenagem para Elis Regina. Conversava com a cantora como se ela estivesse no palco: "Olha Pimentinha, manda um abraço para São Pedro porque eu não estou com pressa" - disse então Jair Rodrigues, como lembrou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: