Comissões discutem dados sobre estupro
Da Redação | 15/04/2014, 11h35
As Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS) estão reunidas para discutir a repercussão de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o estupro no país.
Na divulgação inicial da pesquisa, no fim de março, o Ipea chegou a informar que 65% dos entrevistados haviam concordado com a afirmação de que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". O índice correto, no entanto, é de 26%. O instituto atribuiu o erro a um problema na tabulação dos dados e informou que os demais números divulgados estão corretos. A pesquisa indicou, por exemplo, que 58,5% dos entrevistados concordam com a ideia de que "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".
Participam do debate Daniel Cerqueira, representando o Ipea; Beatriz Cruz, do Ministério da Justiça; Suárez Dillon Soares, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Rosângela Rigo, da Secretaria de Políticas para as Mulheres; e a jornalista Nana Queiroz, idealizadora da campanha "Eu não mereço ser estuprada", que mobilizou milhares de mulheres nas redes sociais, após a divulgação da pesquisa.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: