Aberto no Senado 1º Forum Nacional de Infraestrutura

Da Redação | 27/03/2014, 09h55

Com a presença dos ministros César Borges (Transportes) e Antonio Henrique Silveira (Portos), do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, e de outras autoridades, o presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), senador Fernando Collor (PTB-AL) abriu na manhã desta quinta-feira ( 27) o 1º Fórum Nacional de Infraestrutura.

As primeiras palavras do senador remeteram ao crescimento econômico e social alcançado pelo país na última década. Segundo Collor, a inserção social de mais pessoas no mercado de consumo expôs a necessidade de mais investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e logística.

– A ascensão de significativa parcela da classe média descortinou a realidade, por exemplo, da necessidade de nova infraestrutura nos aeroportos – apontou.

O senador citou ainda o crescimento da produção agrícola como um fator determinante para a ampliação de investimentos na malha rodoviária, ferroviária e nos portos, assim como a necessidade de diversificação da matriz energética.

Durante dois dias o Senado discutirá soluções para problemas que atrasam o crescimento do país. Os debates tratarão de sete temas: transportes, combustíveis, saneamento, mineração, telecomunicações, abastecimento e irrigação.

Promovido pela CI, o evento reúne parlamentares, consultores e especialistas e tem como finalidade oferecer propostas concretas - como projetos de lei e sugestões ao Poder Executivo - que contribuam para superar os problemas de infraestrutura enfrentados atualmente pelo Brasil.

Essas deficiências, que dificultam a produção e circulação de bens, formam parte importante do chamado "custo Brasil", isto é, o conjunto de distorções estruturais da economia brasileira que reduzem a produtividade e elevam os custos no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: