Teutônia, no RS, pode ser declarada capital do canto coral

Da Redação | 25/03/2014, 15h30

O município gaúcho de Teutônia pode ser oficialmente celebrado como Capital Nacional dos Corais. O título é sugerido por meio de projeto aprovado nesta terça-feira (25) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Agora a matéria (PLC 121/2013) segue para decisão final em Plenário.

O relator da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), esclareceu que atuam no município 46 corais, que congregam mais de 5 mil pessoas, de todas as idades. A profusão de grupos, reconhecido até pelo Guinness, motivou o deputado federal Ronaldo Zulke (PT-RS) a sugerir a homenagem.

– O reconhecimento do Congresso seria uma coroação para tanta dedicação à arte do canto coletivo – comentou.

Paim destacou ainda que o canto coral é uma arte altamente inclusiva, pois acolhe todas as pessoas, sem distinção de idade, etnia ou crença religiosa.

Fronteiras do conhecimento

Por sugestão de Paim e Cristovam Buarque (PDT-DF), a comissão também aprovou nesta terça requerimento para a realização de audiência pública com a finalidade de ouvir o professor José Luis Cordeiro sobre o tema “As novas fronteiras do conhecimento”.

Apontado como um dos maiores pensadores da área de educação da atualidade em todo o mundo, Cordeiro foi convidado a debater suas ideias em reunião na próxima quarta-feira (2/4), a partir das 14h.

Nascido na Venezuela, o professor vive nos Estados Unidos, onde frequentou mais importantes universidades. Hoje é pesquisador da Nasa, em instituto mais conhecido como a Universidade do Futuro.

Entre as ideias que defende estão o uso da internet para democratizar o ensino, a liberdade para que as potencialidades dos estudantes apareçam e o reconhecimento de certa obsolescência do professor, que a seu ver não detém mais a exclusividade sobre o saber, e sim as ferramentas para facilitar o aprendizado.

Adiamentos

Sem quorum, a comissão adiou a decisão de todas as matérias terminativas da pauta, como o projeto que antecipa para as segundas-feiras os feriados que caírem entre terças e sextas-feiras (PLC 296/2009). A CE também examina substitutivo ao projeto que concede aos técnicos de atletas beneficiados pelo Programa Bolsa-Atleta 10% do valor do benefício recebido por seus alunos (PLS 332/2009).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: