Para Figueiró, CPI da Petrobras não pode ser descartada como 'oportunismo'
Da Redação e Da Rádio Senado | 25/03/2014, 15h55
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) defendeu a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os negócios internacionais da Petrobras. Ele está preocupado, sobretudo, com a aquisição de uma refinaria em Pasadena, no Texas, Estados Unidos, que causou um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão à estatal brasileira.
Para Figueiró, é legítimo que a oposição questione a compra da refinaria dos Estados Unidos, um negócio em que há suspeita de superfaturamento e evasão de divisas, já que a refinaria valia bem menos do que a Petrobras pagou por ela.
Ruben Figueiró também apelou ao governo para que não impeça a investigação dos fatos, até porque o prejuízo não é só da Petrobras nem apenas dos grandes investidores.
Ele lembrou que muitos trabalhadores investiram o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra de ações da estatal, quando a Petrobras ocupava a 12ª colocação no ranking das empresas do setor.
Atualmente, a Petrobras ocupa a 120ª posição, tornando-se a empresa mais endividada do mundo, com uma dívida de mais de US$ 100 bilhões.
- Esse fato não pode ser esvaziado como se fosse um tema oportunista, entre aspas, de pré-campanha eleitoral. Na verdade, trata-se de questão que tem a ver com o direito de saber o que está sendo feito com os recursos públicos desta país. Quero clamar para as vozes vivas da consciência nacional que questões gravíssimas como essa não podem cair no vazio - afirmou Figueiró.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: