Deputada venezuelana cassada participará de audiência no Senado

Da Redação | 25/03/2014, 18h22

A deputada venezuelana Maria Corina Machado, uma das lideranças da oposição ao presidente Nicolás Maduro, vai participar de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na próxima semana. Ela aceitou convite feito pelo presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), durante seminário promovido pela Fundação Internacional para a Liberdade (FIL), no Peru.

- Não há como a gente dar uma de avestruz e fingir que o problema não é com o Brasil. Isso é um erro brutal. A estabilidade da Venezuela é de interesse particular do Brasil, até pelo peso da parceria comercial entre os dois países - disse Ricardo Ferraço, lembrando que a balança comercial do país com a Venezuela é superavitária em mais de US$ 5 bilhões.

O  escritor Mario Vargas Llosa, presidente da FIL, também aceitou convite para falar à CRE, mas não foi confirmada a data de sua participação.

O evento da FIL, encerrado nesta terça-feira (25), teve como tema "Oportunidades e Desafios da América Latina". O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) também participou do seminário.

A deputada, que teve o mandato cassado na manhã de segunda-feira, foi uma das palestrantes do painel “O desafio do neopopulismo”. Maria Corina foi acusada pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, de ter atuado como representante suplente do Panamá em reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Em Plenário, a senadora Ana Amélia (PP-RS) classificou a cassação como um "atentado à democracia" e disse temer pela liberdade da deputada, caso retorne à Venezuela, já que, com a medida, ela perde a imunidade parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: