Figueiró destaca crescimento da produção e qualidade do mel brasileiro

Da Redação | 21/03/2014, 10h40

Em pronunciamento nesta sexta-feira (21), o senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) elogiou a contribuição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no desenvolvimento da apicultura no Brasil, em especial na região do Pantanal. De acordo com o parlamentar, o mel brasileiro é hoje um dos mais cobiçados do mundo em razão de um modelo produtivo sustentável e livre de agrotóxicos.

Segundo a Confederação Brasileira de Apicultores (CBA), a produção apícola nacional triplicou nos últimos anos, superando hoje o patamar de 40 mil toneladas anuais. O Brasil é o 11º produtor no ranking mundial.

— Esse salto decorreu de circunstâncias variadas, como o embargo ao mel chinês ocorrido há alguns anos, em consequência da contaminação da produção por antibióticos não permitidos para o consumo humano. Também em decorrência da crise que se instalou entre produtores americanos e europeus, mas também pela determinação dos 350 mil apicultores brasileiros e do apoio de órgãos como a Embrapa – avaliou.

Além de não ser uma atividade cara, a apicultura, conforme Figueiró, apresenta uma série de vantagens competitivas como o baixo impacto ambiental que permite a utilização permanente de recursos naturais. Ele destacou que o Pantanal é uma região propícia para a produção do mel por contar com uma grande variedade de florada típica.

Embrapa Cerrado

No mesmo pronunciamento, Figueiró lamentou a atitude tomada pelo governo do Distrito Federal de ceder uma área de 90 hectares na BR-020 da Embrapa Cerrado para assentamentos.

— O que estamos vendo na capital da República é o descaso com essa grande instituição nacional. É óbvio que a aproximação de uma vizinhança estimada em 20 mil pessoas vai prejudicar os experimentos de campo da Embrapa Cerrado – disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: