Ivo Cassol elogia decisão de construir ponte emergencial em Rondônia
Da Redação e Da Rádio Senado | 19/03/2014, 20h35
O senador Ivo Cassol (PP-RO) comemorou nesta quarta-feira (19) a decisão da Justiça que permite a construção de uma estrada para dar acesso aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, em Rondônia, que estão isolados por causa da cheia do Rio Madeira. Ele lembrou que o rio está 19,20m acima do normal, causando prejuízos enormes para várias cidades. E, segundo o senador, o estado tem condições de construir logo a estrada.
Ivo Cassol também fez um pedido ao governo federal: que separe recursos para garantir a recuperação das cidades afetadas pela enchente assim que baixarem as águas do rio Madeira.
- Eu peço aqui e reforço ao ministro da Integração Nacional, ao secretário nacional de Defesa Civil, que os recursos que vão ser liberados após as enchentes de Porto Velho não demorem; que a equipe técnica não espere 365 dias para liberar os recursos sob pena de infelizmente ter situações graves na nossa capital e no município de Mamoré.
Maioridade penal
Cassol pediu que o Senado vote logo o projeto dele que prevê a realização de um plebiscito para a população decidir sobre a redução da maioridade para 16 anos. Ele entende que essa consulta poderia ser feito já nas eleições de outubro. O senador alega que quem tem mais de 16 anos e menos de 18 já sabe o que faz e deve ser responsável por isso. Mas como o assunto é polêmico, ele acha que o melhor é a sociedade decidir se mantém ou não a maioridade aos 18 anos.
Ele reclama que hoje o jovem de 16 anos pode votar e eleger parlamentares, prefeitos, governadores e presidente da República, mas não tem o direito de tirar carteira de motorista. Isso mudaria com a redução da maioridade.
- Que a população decida. Para que nós vamos continuar amarando? Vamos deixar a sociedade ver o que é melhor para si. Esse meu projeto do plebiscito não é para botar menor na cadeia não. Meu projeto é maioridade para maiores de 16 anos, para ter sua carteira de habilitação, para ter o direito de sair, para ter responsabilidade e exercer sua cidadania de maioridade aos 16 anos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: