Flexa Ribeiro comemora anúncio de edital para obras no Pedral do Lourenço

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/03/2014, 16h40

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) saudou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (19), o lançamento do edital para as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, que impede a navegabilidade plena do Rio Tocantins.

Flexa explicou que o Pedral do Lourenço é uma extensão de 42 quilômetros de rochas no Rio Tocantins, na altura do município de Itupiranga, no Sudeste do Pará. Atualmente, o Tocantins só é navegável, naquele trecho, por oito meses do ano. O lançamento do edital será anunciado oficialmente nesta quinta (20) em visita que a presidente Dilma Rousseff fará ao Pará.

O senador acrescentou que as obras de derrocamento (ou destruição) das rochas são produto de "uma batalha" que ele e todos os integrantes da bancada federal paraense têm travado "suprapartidariamente" há bastante tempo:

- Quero aqui dar o testemunho, a todos os paraenses, de que esse é um trabalho da bancada do estado do Pará, que esteve sob a liderança do governador Simão Jatene várias vezes, com o ministro dos Transportes à época, com o presidente do Ibama e com o diretor-geral do Dnit, general Fraxes. Foram inúmeras audiências em que a bancada esteve presente, todos os seus elementos, todos os seus participantes.

As obras permitirão que o rio seja utilizado como meio de transporte de cargas, reduzindo o custo do frete e o fluxo nas rodovias, disse o senador:

- Com a derrocada nós vamos abrir uma via navegável de Marabá até Belém e por essa via navegável vão passar os produtos produzidos em Marabá, o que também permitirá a instalação da Alpa, a Aços laminados do Pará.

Flexa Ribeiro informou que a Alpa, indústria que será montada pela Vale, vai contribuir com a geração de 20 mil empregos no estado. A fábrica começou a ser construída, mas teve as obras suspensas em razão dos problemas de navegação causados pelo Pedral do Lourenço.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: