Ferraço defende atuação mais intensa do Itamaraty na política externa e comercial
Da Redação e Da Rádio Senado | 13/03/2014, 18h50
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) defendeu uma participação mais intensa do Ministério das Relações Exteriores na orientação, coordenação e liderança da política externa e comercial brasileira.
Na opinião dele, o Itamaraty precisa resgatar o protagonismo que exerceu ao longo da história do país na implementação de políticas visando o desenvolvimento econômico e social.
Como exemplo do excelente trabalho realizado pelo Itamaraty, ele lembrou a atuação da Comissão Mista Brasil-EUA na década de 40, que resultou na construção da Companhia Siderúrgica Nacional, ou nos anos 70, a celebração do acordo Nuclear com a Alemanha, que permitiu a construção de centrais nucleares.
Ricardo Ferraço sugeriu ainda várias questões atuais para a reflexão do corpo diplomático brasileiro, tais como as perspectivas de obtenção pelo Brasil de um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, ou a viabilidade da presença brasileira em grupos como o Brics, os Ibas, o G-20 e o próprio Mercosul.
- O que pondero em meu discurso tem a ver com a necessidade de o Itamaraty de nossos dias reencontrar-se com o daqueles momentos históricos em que foi decisiva a sua contribuição para um posicionamento efetivo do nosso país - afirmou o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: