Eunício Oliveira pede atenção do governo à Sudene e ao Dnocs

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/03/2014, 16h50

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) pediu ao governo mais atenção à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Devido à experiência que têm no combate à seca, ele entende que esses dois órgãos não podem ficar do jeito que estão: praticamente abandonados.

Eunício Oliveira acredita que a revitalização do Dnocs e a Sudene é fundamental para que o país diminua ainda mais as desigualdades regionais, porque sua atuação garante ao Nordeste uma melhor condição de vida e de desenvolvimento.

- Eu, há pouco tempo, estive em Israel, onde chove 10% apenas do que chove no nordeste brasileiros e eles encontraram uma solução. Por que não encontrarmos essa solução para o que agoniza o nordeste, especialmente o meu Ceará? - indagou o senador

Eunício Oliveira disse ainda que, nos últimos anos, o desenvolvimento da economia vem contribuindo para diminuir as desigualdades regionais e fortalecer a economia de cidades do interior.

Prova disso, é que, em 2013, as cidades do interior de nove estados, entre eles Ceará e Pernambuco, criaram mais de 340 mil empregos formais, enquanto as regiões metropolitanas empregaram apenas 211 mil trabalhadores.

Para Eunício Oliveira, esses números reforçam a necessidade de uma maior articulação entre União, estados e município para incentivar a interiorização e o desenvolvimento mais equilibrado do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: