Wellington Dias registra os 191 anos da Batalha do Jenipapo

Da Redação | 12/03/2014, 21h15

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (12), o senador Wellington Dias (PT-PI) informou que participará, na cidade piauiense de Campo Maior, das comemorações dos 191 anos da Batalha do Jenipapo. Ocorrida em 13 de março de 1823, a batalha foi o evento marcante da adesão do Piauí à independência do Brasil.

- Muita gente acha que bastou Dom Pedro I levantar a espada, gritar “Independência ou morte” e tudo ficou resolvido. Não é verdade. Na verdade, brasileiros, em várias partes do país, para que essa independência pudesse acontecer, deram a sua vida. A Batalha do Jenipapo culminou com a prisão do comandante português Fidié, que estava aqui para que a parte norte do Brasil permanecesse colônia de Portugal – afirmou.

A batalha

A Batalha do Jenipapo aconteceu às margens do Riacho Jenipapo, onde hoje fica o município de Campo Maior, envolvendo confronto entre partidários da independência do país e da resistência portuguesa. Vaqueiros e roceiros armados com espingardas, facões, machados, foices, espetos e até paus e pedras enfrentaram soldados bem armados e organizados, estes liderados pelo major João José da Cunha Fidié - veterano de guerras napoleônicas -, que queria manter a região sob o domínio dos portugueses e sufocar os movimentos pela independência do Brasil. Além da população do Piauí, maranhenses e cearenses participaram do confronto contra os partidários de Portugal.

Com uma grande baixa entre os brasileiros - há historiadores que falam em até 400 mortos -, as tropas portuguesas tiveram uma vitória aparente, mas perderam parte de seu arsenal. Foram obrigadas a acampar a um quilômetro de Campo Maior, na fazenda Tombador. Poucos dias depois, partiram no rumo do Estanhado, hoje União (PI), e daí passaram a aquartelar-se em Caxias (MA), onde foram cercadas e obrigadas a se render em 31 de julho de 1823.

Outros registros

Wellington Dias também registrou a comemoração dos 57 anos do município de Capitão de Campos (PI) nessa segunda-feira (10); disse que participará da inauguração de uma subestação de energia em Parnaíba e comemorou a aprovação, pelo Senado, de requerimento para a realização de sessão especial, em 20 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

- Agradeço ao presidente Renan e a todos os parlamentares pela aprovação dessa importante matéria e já faço, aqui da tribuna do Senado, este convite a todos os cientistas, técnicos, às pessoas que militam nessa área da pessoa com deficiência, especialmente na área da Síndrome de Down. Com certeza, teremos aqui a presença de muitas pessoas de todo o Brasil – afirmou.

O senador também prestou homenagem às mulheres brasileiras pela passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

- Parabéns pela luta diária, pelas conquistas e vitórias que transformam o nosso país em um lugar cada vez melhor, por causa de vocês, mulheres! – disse.

Petrobras

Wellington Dias afirmou ainda que a Petrobras atingiu o recorde de produção diária de petróleo nos campos operados no pré-sal: 412 mil barris com 21 poços. De acordo com o senador, a estatal teve lucro líquido em 2013 de R$ 23 bilhões, 11% superior a 2012.

- Aqui, escutamos discursos em que parece que o mundo vai acabar amanhã, e começa pela Petrobras, a empresa brasileira que nos orgulha. Lamento que, muitas vezes, esses discursos, essas formas como se colocam informações distorcidas levam – inclusive contra o interesse do nosso país – à desvalorização de ações, leva a uma criação de insegurança no mundo – observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: