Lídice da Mata apoia campanha por marco civil que garanta internet livre

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/03/2014, 16h30

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apoiou nesta quarta-feira (12), em Plenário, a iniciativa do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, que, em uma petição eletrônica, pediu apoio da população para pressionar o Congresso Nacional a votar um marco regulatório da internet que atenda aos interesses da sociedade e não das empresas de comunicação.

Gilberto Gil denuncia que a liberdade da rede mundial de computadores corre perigo no Brasil, porque as empresas de telecomunicações querem transformar a internet numa espécie de TV a cabo, em que os internautas serão obrigados a pagar a mais para acessar determinados conteúdos. Gilberto Gil disse ainda que o projeto proíbe os provedores de oferecerem os dados dos internautas para empresas que queiram vender produtos e serviços.

O projeto está em análise na Câmara dos Deputados. Lídice da Mata disse esperar que a disputa política típica de um ano eleitoral não contamine a votação dessa proposta.

- Acho que é uma questão que tem repercussão global, já que um regulamentação democrática da internet constitui-se,hoje, num desafio para todos os países. E o peso que a nação brasileira tem sobre a grande rede mundial de computadores não pode e nem deve ser desconsiderado.

Município baiano

Lídice da Mata também lembrou que a cidade de Cachoeira, na Bahia, comemora os cento e setenta e sete anos de sua elevação à condição de cidade. Conhecida no período colonial como Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, a localidade teve participação efetiva nas guerras pela independência do Brasil na Bahia. E por causa disso, explicou Lídice da Mata, foi chamada por Dom Pedro I de "Cidade Heróica".

Lídice da Mata destacou a riqueza e diversidade cultural de Cachoeira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: