Jayme Campos manifesta sua preocupação com a situação da Petrobras

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/03/2014, 20h10

O senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou que  os lucros de R$ 23,6 bilhõesda Petrobras no ano passado, apesar de representarem um aumento de 11% em relação a 2012,  escondem um pífio desempenho da empresa porque foram piores que os de 2008, 2009, 2010 e 2011.

Para o senador, a situação da empresa é preocupante. Ele lembrou que, junto com o balanço de 2013, a Petrobras anunciou uma queda de 2,5% na produção de petróleo de 2012 para 2013 e um corte de 7% nos investimentos nos próximos cinco anos.

Jayme Campos disse que a credibilidade da empresa continua "despencando em queda livre", tanto que suas ações caíram 20% e sua dívida cresceu 50%. Ele disse que a Petrobras é hoje a empresa produtiva mais endividada do mundo, perdendo apenas para corporações financeiros.

O senador acrescentou que os últimos aumentos da gasolina e do diesel não vão evitar prejuízo de quase R$ 18 bilhões, porque a empresa continua a cobrar pelo combustível menos do que paga no exterior.

Ele também considera muito preocupantes as denúncias de corrupção na Petrobras feita por uma empresa holandesa e da compra de uma refinaria do Texas por quase dez vezes mais do que a empresa valia.

Jayme Campos disse ainda que não está preocupado apenas com a Petrobras, como também com o setor elétrico, uma vez que, em sua avaliação, o governo tem-se monstrado inconsequente nesta área. Para o senador, um apagão já se avizinha no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: