Rollemberg pede nomeação de aprovados em concurso para o Senado

Da Redação | 11/03/2014, 18h15

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) pediu em Plenário, nesta terça-feira (11), a nomeação de todos os 502 aprovados no concurso. Ele agradeceu à Comissão Diretora pela nomeação de 90 servidores aprovados no último concurso público do Senado, cuja validade é julho deste ano, mas sublinhou ser necessário fazer mais.

Rollemberg relembrou que o Orçamento da União de 2014 prevê a nomeação desses aprovados e, ainda assim, esse número corresponde a cerca 30% das vagas existentes. De acordo com ele, o Senado terá 1.500 cargos vagos até o final do ano, por causa de aposentadorias e desistências do emprego.

– Diferentemente de outros órgãos públicos, o Senado não teve reposição sistemática do seu quadro de funcionários ao longo dos anos. Esta Casa precisa ter o tamanho correto para, da melhor forma, cumprir suas obrigações constitucionais.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no entanto, afirmou que a Comissão Diretora não leva em consideração o numero de vagas em função de aposentadoria ou desistência.

– Um problema do Senado é seu gigantismo, por isso a Mesa não tem compromisso com a reposição de servidores que se aposentam, mas com a real necessidade de cada setor do Senado – declarou Renan.

Mas Rollemberg argumentou que há um conjunto de serviços prestados pelos servidores que qualificam a representação política e aumentam a interlocução com a opinião publica.

– O capital humano que temos no Senado, efetivo, comissionado ou terceirizado, é pilar fundamental para o desempenho das funções legislativas. Quem carrega a memória institucional de qualquer organização é seu quadro efetivo, qualificado e meritocrático – resumiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: