Anibal Diniz destaca sucesso de projeto para criação de peixes no Acre

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/03/2014, 17h30

O senador Anibal Diniz (PT-AC) destacou em plenário nesta segunda-feira (10) a implantação do Programa Integrado de Piscicultura, um projeto produtivo vitorioso, segundo o parlamentar, desenvolvido pelo governo do estado para incentivar e fortalecer a economia do Acre.

Ele explicou que o programa foi idealizado com "soluções adequadas e inovadoras para os principais entraves e, ao mesmo tempo, com capacidade para abastecer os mercados regional, doméstico e internacional".

De acordo com Anibal, para realizar esse programa, o governo canalizou recursos para investimentos diretos na expansão da produção primária. E ficou a cargo da iniciativa privada a concepção e execução de um arranjo institucional capaz de concretizar a cadeia produtiva como um todo, sob o viés da industrialização.

— O grande desafio era tornar a piscicultura uma atividade econômica rentável, incluindo pequenos, médios e grandes produtores em um processo de contínuo desenvolvimento tecnológico e aumento da produtividade. Para isso, foi necessária a criação de uma solução que resolvesse, principalmente, a demanda por insumos produtivos e a falta de integração entre produção primária e produção industrial — explicou.

O modelo, acrescentou o senador, também deveria preencher a lacuna da falta de estrutura industrial para a ampliação das estratégias de comercialização. Para isso, foi criado o Complexo Industrial da Piscicultura, em Senador Guiomard, composto pelo Centro Tecnológico de Produção de Alevinos, uma fábrica de ração e um frigorífico de processamento de pescados.

Aníbal Diniz também registrou a visita que fez ao complexo da suinocultura, na cidade de Brasiléia, uma experiência de bons resultados, apesar das adversidades, afirmou o parlamentar.

Enchentes

Em seu pronunciamento nesta segunda, Anibal Diniz voltou a manifestar sua preocupação com as enchentes dos rios Acre e Madeira, que já desabrigaram centenas de famílias no Acre e em Rondônia.

Ele contou que, no Acre, o governo está se mobilizando para retirar entulhos que se acumularam quando sobe o nível das águas e que estão ameaçando as estruturas da Ponte Juscelino Kubitscheck.

Aníbal Diniz disse ainda que, para combater o desabastecimento no estado, já chegaram 450 toneladas de gás de cozinha e  mais 450 toneladas são aguardadas. A distribuição de gás no estado deve ser normalizada nos próximos 10 dias, comentou o senador.

— O momento, mais que nunca, requer parceria entre governos do Acre, Rondônia, entre equipes de defesa civil dos estados do Acre e de Rondônia e também da Defesa Civil nacional para manter o abastecimento das populações que sofrem com esta enchente. E apelamos ainda para o bom senso por parte do setor produtivo para não inflar preços e prejudicar a população — ressaltou Anibal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: