Pedro Taques diz que obras da Copa em Cuiabá não estarão prontas a tempo

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/02/2014, 20h15

O senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que a proximidade da Copa do Mundo assombra o Mato Grosso, porque boa parte das obras prometidas não vai estar pronta para o evento.

Segundo o senador, relatório que o Conselho Regional de Engenheiros do estado entregou à Assembléia Legislativa do Estado aponta que a maioria das obras de mobilidade urbana prometidas para a copa tem irregularidades.

De acordo com os engenheiros, as 13 obras vistoriadas têm baixo padrão de acabamento e anomalias estruturais de drenagem, sinalização e acessibilidade, entre outros problemas.

Quem diz isso são os engenheiros, afirmou o senador, ao destacar que os problemas podem ser comprovados por quem trafega entre Cuiabá e Várzea Grande: são buracos e obras entregues pela metade ou que já precisam de reparo, apesar de terem sido entregues há menos de um ano.

- A menos de quatro meses para o mundial, duas certeza nós já temos: a de que a Arena Pantanal deverá ficar pronta sim, e a de que o famoso VLT [veículo leve sobre trilhos] foi descartado da copa por falta de tempo para conclusão até o evento. O aeroporto, da forma como a obra está sendo conduzida, também não será concluído, segundo o Crea [Conselho Regional de Engenharia e Arquiterura]. Tanto que a própria Fifa deixou como prioridade que a Arena Pantanal esteja pronta - lamentou o senador.

Pedro Taques reclamou que há quem o acuse de ser pessimista em relação às obras da copa em Cuiabá e dizem que ele não deveria falar desses problemas no Plenário do Senado. O senador observou, no entanto, que fiscalizar a atuação dos governos federal e estadual é parte essencial de sua atividade parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: