Ana Amélia quer informação sobre alto custo dos carros brasileiros

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/02/2014, 16h15

A senadora Ana Amélia (PP-RS) anunciou que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) discute nesta terça-feira (25), em audiência pública, com participação de representantes do setor, o alto custo dos automóveis comercializados no país e a falta de equipamentos de segurança desses veículos.

A senadora lembrou que os consumidores, quando viajam para o exterior, comparam o preço e os itens de segurança dos veículos fabricados em outros países com aqueles vendidos no Brasil e descobrem que estão em desvantagem.

— Os custos de produção dos carros alcançaram 58% do valor do carro vendido enquanto os gastos para produzir um automóvel nos Estados Unidos chegam a 88% do valor do veículo. Mesmo assim, as margens de lucro das montadoras brasileiras são superiores, atingem 10% enquanto nos Estados Unidos não passam de 3%. Se formos comparar os carros brasileiros com os europeus, o item segurança deixa muitas dúvidas. Parecem, em muitos casos, verdadeiras carroças — disse.

Ana Amélia  também quer saber quais são os custos gerados por causa dos acidentes de trânsito para a Previdência Social e para a saúde pública.

Venezuela

Em seu pronunciamento nesta segunda-feira, Ana Amélia também manifestou sua preocupação com o cenário político na Venezuela, Ela acredita que o início do diálogo entre governistas e oposicionistas é o melhor caminho para a consolidação da democracia no país vizinho  e lembrou que os manifestantes que estão sindo às ruas apenas exigem respeito às liberdades civis e medidas do governo para minimizar a crise econômica e conter a inflação.

Ana Amélia informou que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou uma conferência de paz na próxima quarta-feira (26), com a presença do líder da oposição, Henrique Capriles, que pode indicar o início de um diálogo para acabar com a violência que tomou conta do país vizinho nas últimas semanas.

Até agora, segundo relatos da imprensa internacional, dez pessoas já morreram e os conflitos revelam um país dividido, observou Ana Amélia, que criticou a violência e a atuação de grupos armados durante as manifestações de rua na Venezuela.

— O presidente da Venezuela anunciou também que pedirá à Assembleia Nacional a criação de uma comissão da verdade, para esclarecer os acontecimentos ocorridos nas últimas três semanas. Espero, claro, que isso não seja uma caça às bruxas — observou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: